Serviços

TRATAMENTO DE CONCRETO APARENTE COM ESTUQUE, LIXAMENTO E VERNIZ

O tratamento de concreto com estuque e lixamento é um procedimento importante em qualquer obra da Construção Civil que utilize concreto aparente.

 

OBJETIVO DO TRATAMENTO DE ESTRUTURAS COM ACABAMENTO DE CONCRETO APARENTE

O tratamento de estruturas ou fechamentos de concreto vários objetivos.

O principal objetivo de todo tratamento é garantir a integridade do concreto, fazendo com que o mesmo atinja o período de vida útil para o qual foi projetado. O outro é simplesmente manter a aparência renovada.

Um bom tratamento pode proporcionar também um aumento desta vida útil. Além de prevenir possíveis anomalias ou desenvolvimento e agravamento de anomalias já existentes.

Além dos aspectos de qualidade do material e segurança, um bom tratamento garante uma boa aparência à estrutura de concreto.

Isso tudo é possível, pois o tratamento de concreto aparente protege a estrutura dos agentes agressivos do meio externo como chuva ácida, umidades e raios solares.

 

COMO FAZER O TRATAMENTO DO CONCRETO APARENTE

1. HIDROJATEAMENTO:

Este serviço de hidrojateamento com alta pressão serve para realizar a limpeza das áreas da superfície do concreto aparente com a utilização de máquina Kartcher de 1.800 libras tipo profissional ou similar. Este hidrojateamento removerá todos os resíduos ainda remanescentes após a lavagem, e eliminará toda a fuligem e poluição existente. Para evitar que a alta pressão da máquina ocasione qualquer dano, será mantida uma distância padrão e constante entre o bico de saída do jato e as áreas a serem jateadas.

 

2. LIXAMENTO:

Posteriormente é realizado o lixamento por meio de politizes ou lixadeiras elétricas. Este processo remove todo tipo de impureza da superfície, como vernizes ou resinas expondo a superfície original do concreto aparente.

 

3. IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS E REPARO (trincas, fissuras ou ferragens expostas):

Com o concreto livre de todo tipo de impureza é possível identificar possíveis anomalias, como trincas, fissuras ou processos de corrosão das armaduras.
Estas anomalias ou problemas devem ser tratados com serviços específicos.

 

Primeira anomalia. No caso de trincas ou fissuras será feito o tratamento a seguir: As trincas serão abertas em forma de “V” com ferramenta especial, permitindo assim o seu tratamento. Posteriormente, para eliminar a poeira do local, a superfície será escovada. Caso seja verificada inconsistência ou desagregação do substrato onde a trinca foi aberta, será aplicada no local uma demão de SUVINIL FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE ÁGUA, diluído de 10% a 20% com água limpa. Este material tem como finalidade dar coesão ao substrato no local da trinca, garantindo assim a boa aderência do material a ser utilizado para preenchimento da mesma. A trinca, já aberta será totalmente preenchida mediante aplicação de FECHATRINCA da VEDACIT ou similar, aplicando o mesmo com aplicador especifico e/ou espátula. Este material é especialmente desenvolvido para tratamento de trincas, possuindo excelentes características de elasticidade e impermeabilidade. Posteriormente estes locais serão retocados para acabamento dos mesmos. As fissuras existentes serão abertas em forma de “V” com ferramenta especial, e preenchidas com o próprio revestimento existente no local, evitando assim que as mesmas prejudiquem o acabamento final.

 

Segunda anomalia. No caso de Ferragens Estruturais Expostas será feito o tratamento a seguir: O serviço de remoção do concreto solto ou mal aderido permitirá a identificação dos locais onde o concreto estrutural da edificação se encontra danificado, apresentando corrosão de armaduras. O concreto destes locais será escareado até remover todas as partes soltas ou desagregadas do mesmo. Além disso, o concreto deverá ser escareado com a finalidade de liberar as armaduras atingidas pela corrosão, possibilitando assim a realização do serviço de escovação destas armaduras mediante escova de aço. Após a limpeza das armaduras, atingindo padrão comercial de limpeza, as mesmas serão protegidas mediante aplicação de NITOBOND EP Zn da FOSROC, ou similar, inibidor de ferrugem a base de zinco especial para armaduras. Nos locais onde for necessário, será aplicado adesivo epóxi para colagem do concreto com o ferro estrutural, reposicionando assim o mesmo. Finalmente será aplicado NITOBOND AR da FOSROC, como ponte de aderência acrílica entre o concreto existente e o novo a ser aplicado.

 

Recomposição do Concreto: Os reparos no concreto estrutural serão preenchidos com REPARO ESTRUTURAL QUARTZOLIT, concreto formulado a base de cimento Portland, agregados, polímeros e inibidores de corrosão, especialmente desenvolvido para reparos estruturais. Este material possui ótima aderência ao substrato, alta impermeabilidade e alta resistência à compressão, aproximadamente 34 MPa aos 28 dias. A aplicação será realizada manualmente, compactando o material em camadas com espessura não superior a 5 cm. Caso o reparo apresente espessura superior a 5 cm., o processo será repetido até atingir a espessura desejada, sempre respeitando um intervalo mínimo de 6 horas entre aplicações. Após a aplicação, o local será desempenado com utilização de desempenadeira de madeira ou metal.

 

Caso o restante do processo de tratamento seja executado sem a eliminação destas anomalias os problemas na estrutura de concreto serão sempre recorrentes.

 

4. ESTUCAMENTO DA SUPERFÍCIE:

O próximo passo é o estucamento da superfície da estrutura. Este estucamento é feito com uma mistura de cimento branco, cimento comum, aditivo acrílico e água. O objetivo deste processo é preencher todos os poros do concreto e criar uma superfície lisa, para isso é utilizado desempenadeira metálica ou rolo baixo.

 

5. POLIMENTO DA SUPERFÍCIE DO CONCRETO APARENTE:

Em seguida é feito o polimento da superfície do concreto estucado. Este polimento é realizado com lixadeira manual fina ou lixa manual e tem como objetivo eliminar todo tipo de excesso, proporcionando uma superfície fina e regular para a aplicação do acabamento final.

 

6. ACABAMENTO FINAL:

O último passo do tratamento de concreto aparente é a aplicação de acabamento final da superfície. Este serviço tem como objetivo proteger a estrutura, o estuque e dar um acabamento final.


Existem algumas opções de acabamentos protetores no mercado:

Verniz acrílico à base de água;

Verniz acrílico à base de solvente;

Verniz de poliuretano;

Verniz antipichação.

Silicones líquidos.

Hidrofugantes.


Um bom acabamento é essencial para finalizar o processo com qualidade. Ela proporcionará uma maior proteção à estrutura de concreto e contribuirá para uma boa aparência da estrutura.

 

FINALIZANDO

Como pode se observar os passos para o tratamento de concreto aparente são simples. Realizar uma manutenção regular nas estruturas de concreto aparente é essencial para que a estrutura se mantenha segura e com boa aparência durante todo o período de vida útil.

Copyright © 2022 - Senhor Fachadas - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!