Serviços

RESTAURAÇÃO DE FACHADAS EM CONDOMÍNIOS

A restauração de fachada é um investimento que garante ao condomínio uma boa estética, além de aumentar a vida útil da construção e de valorizar os bens imobiliários.

Restauração é um conjunto de reformas que melhoram ou reparam a fachada, o que pode envolver pintura, limpeza de pastilhas, tratamento de concreto aparente, troca de revestimentos, limpeza de vidros, conserto de infiltrações, tratamento de trincas e fissuras, etc.

 

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A RESTAURAÇÃO DE FACHADA

A fachada também faz parte na conservação da edificação do condomínio e valoriza os imóveis que fazem parte dele. Tem estudos que ratificam que um imóvel pode ter um aumento do valor entre 15% e 20% apenas com a reforma de sua fachada ou mais.

Isso acontece porque uma boa aparência demonstra o quanto a administração do condomínio investe na preservação dos imóveis, na segurança dos moradores, na limpeza e na manutenção do prédio.

Fora da valorização, a modernização e a revitalização de fachada este serviço pode:

 

  • Solucionar infiltrações nas paredes e janelas;
  • Deixar o ambiente mais salubre;
  • Aumentar a segurança do local;
  • Eliminar acidentes;

 

O síndico precisa obter a anuência dos condôminos para fazer a restauração de fachada, então ele tem o papel de informar os moradores sobre a importância de fazer esse investimento e explicar os seus benefícios. Para isso, será preciso ter jogo de cintura, inteligência emocional e social, bem como uma boa capacidade de comunicação.

 

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA RESTAURAÇÃO DE FACHADA.

Nesse tópico, mostraremos as responsabilidades que o síndico deve ter para se certificar de que a restauração seja feita com sucesso. Ao seguir os 6 pontos abaixo, o condomínio pode evitar gastos desnecessários e garantir o cumprimento das normas.

 

ESCOLHA DA EMPRESA

O primeiro passo a ser cumprido é a escolha de uma boa empresa para realizar o serviço. Faça uma busca das companhias que são especializadas e experientes em manutenções, reformas e restaurações de fachadas.

 

LEGISLAÇÃO LOCAL SOBRE FACHADAS

Se o Condomínio esta numa área envoltória de tombamento histórico ou protegido por leis do Conpresp e Condephaat.

 

LIMITAÇÕES NA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO

A convenção do condomínio ou o regimento interno podem trazer limites ou detalhes sobre a fachada. Por exemplo, as normas podem proibir a alteração de cores ou mudanças drásticas na sua aparência — e podem, também, estabelecer horário de início e fim para manutenções e obras. Por isso, é necessário que o síndico esteja familiarizado com as normas e conheça seus limites.

Caso haja alguma regra que prejudique a restauração da fachada, como a proibição de uso de materiais diferentes, é recomendável que sejam feitas assembleias para alterar as normas do condomínio para assim aprovar as mudanças.

 

IMPORTANCIA DE EQUALIZAR OS SERVIÇOS A SEREM ORÇADOS

Muitas vezes são chamadas varias empresas para realizar orçamentos e são atendidas pelo Zelador ou até o Síndico(a) e cada uma orça coisas e procedimentos diferentes e desta forma fica difícil comparar e equalizar os orçamentos.

Uma das formas mais económicas e seguras é a contratação de um especialista que faça um memorial descritivo e assim cada empresa orçará da mesma forma e o mesmo serviço, sem prejudicar que as empresas poderão orçar por separado novas técnicas e serviços que julgarem necessários.

 

QUALIDADE DOS MATERIAIS UTILIZADOS

Escolher materiais de qualidade é fundamental para assegurar a durabilidade da obra e a economia em longo prazo para assim não ter que realizar uma nova restauração em pouco tempo.

É interessante que sejam utilizados materiais de qualidade e que caibam no orçamento do condomínio, bem como atendam às necessidades específicas do projeto.

 

SEGURANÇA NA OBRA

Durante a realização da restauração a empresa deverá alertar e orientar os moradores sobre os cuidados para evitar acidentes, demarcando e interditando locais de trabalho onde pode ocorrer acidentes.

 

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Durante a restauração da fachada, será preciso consertar vários defeitos e realizar trocas e manutenções. Alguns exemplos são:

  • Troca de vidros trincados ou quebrados já que pode ocasionar acidentes e entrada de água.
  • Calafetação de janelas.
  • Retirada de fechamentos de vidros e telhados das coberturas que impeçam ou coloquem em perigo os funcionários da contratada.

Seguindo os passos acima a obra ficará com preço justo, rápida, com segurança e atenderá as expectativas dos Condóminos.

 

Copyright © 2022 - Senhor Fachadas - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!