Serviços

RESTAURAÇÃO DE FACHADA DE PASTILHAS

Restauração de fachada com pastilha cerâmica é uma das consultas mais solicitadas aos nossos profissionais.

Estas pastilhas cerâmica que estamos detalhando, são pequenas de 2 por 2 centímetros aproximadamente.

Logo, podem ter acabamento fosco, acetinado ou brilhante. ​ É uma espécie de pequenos azulejos, são vendidas em placas quadradas de aproximadamente 30 x 30 cm, com variedade de cores e podem ser utilizadas para revestimentos tanto para as paredes como para pisos.

Hoje, vamos focar o uso desse revestimento em fachadas de edifícios construídos, na sua maior parte, a partir dos anos 50.

É importante observar que, atualmente, com as novas tecnologias, as pastilhas são pouco utilizadas para revestimento em fachadas, por estarem ultrapassadas, custo elevado e falta de fabricação nacional.

Nestas fotos recentes, estou mostrando uma edifício de porte pequeno com 4 andares, no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Este prédio nunca havia passado por uma reforma ou manutenção da sua fachada.

A fachada frontal está revestida com pastilhas cerâmica foscas 2 x 2 centímetros do tipo confeite e as janelas e venezianas são de madeira.

As “pastilhas do tipo confeite” são assim denominadas quando a placa de pastilha é composta com duas ou mais tonalidades de cores, neste caso branco e bege.

 

ISOLAMENTO DAS ÁREAS

O primeiro passo, nesta obra, foi o isolamento parcial da calçada e demarcação de vias alternativas para os pedestres e a instalação parcial de tela fachadeira. Também denominada tela de proteção.

 

TESTE DE PERCUSSÃO

Após, por meio de testes de percussão, foi constatado que não havia grande quantidade de pastilhas e nem mesmo de revestimento solto ou oco.

Observação:

No caso da fachada apresentar trincas, fissuras ou ferragens estruturais expostas – recuperação estrutural nas fachadas favor ver no “SERVIÇOS” de forma específica por estes nomes.

 

LAVAGEM

As pastilhas são lavadas com solução limpadora, aplicada sobre toda a superfície de pastilhas utilizando vassoura, espalhando a mesma sobre todo o local, e esfregando de forma a maximizar os resultados da limpeza. Esta solução tem por objetivo, além de limpar as pastilhas, eliminar os mofos e micro organismos deterioradores eventualmente presentes entre as mesmas coma a remoção da sujeira e poluição acumulada por décadas.

Desta forma a durabilidade dos serviços é maior.

 

HIDROJATEAMENTO

Depois da lavagem, é realizado o hidrojateamento geral das áreas utilizando máquina Kartcher de 1.800 libras tipo profissional. Este hidrojateamento removerá todos os resíduos ainda remanescentes após a lavagem, e eliminará toda a fuligem e poluição existente. Para evitar que a alta pressão da máquina ocasione qualquer dano, é mantida uma distância padrão e constante entre o bico de saída do jato e as áreas a serem jateadas.

Por se tratar de pastilha fosca e ter permanecido por muito tempo sem limpeza, algumas poucas manchas nas pastilhas não foram totalmente removidas, devida sua porosidade. Estas manchas são conhecidas entre os técnicos especialistas como olho de peixe e são ocasionadas quando a água da chuva percola e a sujeira adere na parte inferior da pastilha. Neste caso, acumulada há décadas.

Portanto, se a limpeza da fachada fosse realizada em períodos menores este problema poderia ser minimizado.

Cabe observar que tanto para o serviço de limpeza quanto o de reposição de pastilhas, a manutenção preventiva é o melhor caminho, pois gera custo muito inferior à manutenção corretiva.

 

REPOSIÇÃO DE PASTILHAS

Posteriormente, foram assentadas as pastilhas nos locais onde faltavam com argamassa branca para pastilhas da Quartzolit com auxílio de uma desempenadeira metálica dentada. As pastilhas serão repostas conforme a tonalidade existente, podendo existir uma pequena variação comparando as novas às antigas, devido ao lote, fornada, exposição, etc. no local. Após a pega da Argamassa, o papel que se encontra aderido às pastilhas será retirado, utilizando solução específica.

 

REJUNTAMENTO:

Após o serviço de reposição de pastilhas e realizado o rejuntamento total das pastilhas com rejunte flexível Votarantin - Votomassa FLEXÍVEL ideal para cerâmicas de áreas internas e externas na cor original. Este rejunte é aplicado mediante rolos de lã de carneiro, espátulas ou brochas sobre toda a área. Após poucas horas, tempo necessário para secagem do rejunte, o excesso e retirado mediante panos secos ou sacos de estopa. Este processo de remoção do excesso de rejunte produz grande quantia de pó, fato que é inevitável.

É importante frisar que para execução deste serviço nas fachadas dos prédios somente é necessário que os dia estejam com tempo firme, ensolarado, sem a possibilidade de chuvas, garoas ou tempo muito úmido.

Caso contrário, pode ocasionar um grande prejuízo já que o rejunte pode fixar de uma forma quase impossível de se retirar seu excesso.

 

 

RESTAURAÇÃO DAS JANELAS E VENEZIANAS

Após a restauração das pastilhas cerâmicas das fachadas foram também recuperadas as venezianas e janelas do edifício.

Num primeiro momento os moradores pensaram em trocar as janelas, porém após uma minuciosa análise conseguimos convence-los a mantê-las, constatamos que as mesmas poderiam ser recuperadas, gerando benefícios como menor custo e preservação das características originais da edificação.

Assim, toda a madeira foi raspada, lixada e aplicada massa específica para madeira Coralit, que é usada para corrigir pequenas imperfeições em madeira, nivelando e preenchendo os espaços - com uma função muito semelhante à massa corrida. Após lixamento final, foi aplicada Tinta esmalte Brilhante a base solvente Coralit em duas demãos.

 

LIMPEZA

Por fim, foi executada toda a limpeza local, retirada do material e resíduo dos vidros das janelas.

 

Copyright © 2022 - Senhor Fachadas - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!