Blog
RESTAURAÇÃO DE FACHADAS DE TIJOLO APARENTE
24.ago.2021

RESTAURAÇÃO DE FACHADAS DE TIJOLO APARENTE

Tive consultas de síndicos de condomínios e proprietários, com dúvidas e problemas sobre a restauração de fachadas com acabamento em tijolos aparentes.

Eu sou Marcelo Bergmann da empresa senhor fachadas e temos mais de 30 anos de experiência em restauração de fachadas.

Neste Blog vou falar sobre os tipos de materiais existentes, nas fachadas de edificações com acabamento em tijolos aparentes, ou com aparência similar.

No próximo Blog vou falar sobre a restauração em si.

Quando falamos de revestimento de fachada com acabamento em tijolos aparentes temos que saber que existe uma grande variedade dentro desta denominação.

Na maioria destes modelos de revestimentos não é utilizado um tijolo maciço comum inteiro como aqueles que usamos para levantar uma parede, mas sim outros modelos.

Tijolo Maciço aparenteTijolo Maciço

Plaqueta Tijolo a Vista

Plaqueta de Litocerâmica

Podemos dividir esta denominação em dois tipos, conforme o material com que são fabricados.

Os produzidos com barro cozido ou argila natural, aquele material similar ao do tijolo comum ou chamado tijolinho e os produzidos com material cerâmico similar a um piso comum.

Dentro dos que são produzidos com argila natural temos as plaquetas de litocerâmica foscas que conforme a foto, o bloco será dividido ao meio e assentado na parede com argamassa AC3.

Este tipo de argamassa tem maior poder de aderência e é fabricada para uso externo.

Temos também o tijolo aparente fosco produzido de barro cozido que é parecido com o tijolo comum maciço, mas é fabricado especialmente para acabamento.

È aquele usado comumente em churrasqueiras.

Quando aplicado na parede também será dividido ao meio, ou seja, aplicado meio tijolo conforme foto.

Pode ser assentado na parede com argamassa de cimento ou argamassa colante e o rejunte será frisado o seja ficara mais fundo.

Outro tipo são as plaquetas de revestimento “tijolo a vista” também produzidas com barro cozido que são vendidas em peças únicas, diferentes das outras, estas vem soltas.

Estas plaquetas são assentadas na parede com argamassa AC3, aquela que falamos anteriormente para uso externo.

Cabe destacar que algumas destas que são fabricadas com argila natural podem ter algum tipo de brilho.

Agora vamos falar das produzidos com material cerâmico.

As denominadas de litocerâmicas que são plaquetas com acabamento fosco, semibrilho ou brilhante e que são produzidas como se fosse um azulejo ou um piso e serão assentadas na parede também com argamassa AC3.

Sobre a porosidade, ou seja, se são mais ou menos impermeáveis.

As fabricadas com barro são mais porosas, ou seja, absorvem mais agua e sujeira que as fabricadas com material cerâmico que são mais impermeáveis.

Todas elas têm que ser rejuntadas e existem diferentes tipos de rejunte dependendo do gosto do cliente e tipo de material que estamos usando.

Nas do tipo cerâmico normalmente se aplica rejunte pronto especial para acabamentos externos e as de argila ou barro são normalmente rejuntados com argamassa.

Neste Blog falamos dos tipos de materiais que fazem parte do acabamento chamado “tijolo aparente”,

No próximo falarei como executar a restauração destas fachadas.

Deixe aqui embaixo seu comentário, crítica ou dúvida e responderemos em breve.

Marcelo Bergmann

Comente essa publicação

Copyright © 2024 - Senhor Fachadas Ltda. - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!