Blog
06.mar.2024

RESTAURAÇÃO DE FACHADAS DE TIJOLO 3. Edificio Maison

Restauração de fachadas de tijolos 3. Edifício Maison

Nos blogs anteriores falamos dos tipos de tijolos aparentes ou com aparência similar existentes nas fachadas das edificações e os procedimentos necessários

para a restauração.

Hoje falarei sobre como foram restauradas as fachadas de tijolo tipo plaquetas no Condomínio Maison no Bairro das Perdizes em São Paulo.

Nas fachadas deste edifício existem três tipos materiais de acabamento: plaquetas de tijolo, pintura e pele de vidro.

As plaquetas nesta edificação, na verdade são um tipo de tijolo maciço de acabamento, medindo 7,5 centímetros de comprimento x 23 centímetros de largura com espessura de 3,5 e com cores tipo mesclado.

Esta denominação "tipo mesclado" significa que a cor não é uniforme, variando estas cores numa gama de vermelho para marrão tanto pela argila usada como pela queima.

O problema encontrado era que as plaquetas tinham sofrido um processo de deterioração com desagregação da massa de argila por falta de cozimento e falta de manutenção.

Primeiramente as fachadas foram lavadas e hidrojateadas para eliminar sujeira e fungos já que o acabamento é poroso.

Logo foram retiradas 1.500 (mil e quinhentas) plaquetas com ferramentas adequadas, deixando a massa de assentamento como substrato pois se fosse retirada afetaria os tijolos vizinhos.

Estes tijolos que foram retirados estavam desagregados, soltos e até caindo, e como este prédio é muito alto e venta muito, corria o perigo de graves acidentes, até algumas áreas comuns como piscina e quadra tinham sido interditadas.

Esta edificação já tinha sido restaurada anteriormente, mais de forma errada, os tijolos substituídos ficaram mais altos, ou seja, fora do prumo.

Nossos funcionários desbastaram os tijolos novos com uma lixadeira angular tipo politriz e disco de desbaste com ajuda de um gabarito para diminuir sua espessura em no mínimo 4 a 5 mm para assim que fossem assentados estes ficassem nivelados com os tijolos que não foram retirados.

Para o assentamento destas plaquetas usamos argamassa polimérica da marca Biomassa e foram rejuntados com argamassa de cimento e areia.

Posteriormente aplicamos com micro-jato um Hidrofugante à base de silano-siloxano, denominado "Repele Água da marca Weber Quartzolit", produto monocomponente, (famoso silicone) disperso em água, com elevada penetração, destinado ao tratamento e proteção de estruturas.

Este hidrofugante não muda o aspecto nem a cor do tijolo sendo que tem que ser reaplicado cada dois anos conforme indicação do fabricante.

no próximo blog falarei como executar a restauração de fachadas de acabamento em pintura e limpeza da pele de vidro.

Deixe seu comentário, crítica ou dúvida e responderemos a brevidade.

Marcelo Bergmann

Comente essa publicação

Copyright © 2024 - Senhor Fachadas Ltda. - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!