Blog
RESTAURAÇÃO DE FACHADAS CORRETIVA OU PREVENTIVA
20.ago.2021

RESTAURAÇÃO DE FACHADAS CORRETIVA OU PREVENTIVA

Oi

Muita gente tem me perguntado como restaurar a fachada de seu condomínio ou qualquer outra edificação.

Meu nome é Marcelo Bergmann da empresa senhor fachadas e trabalho com condomínios há mais de 30 anos.

Nesta serie postagens estarei lhe ensinando ideias, soluções e sobre tudo antecipar alguns transtornos que você pode ter se não seguir procedimentos básicos, e claros economizar uma boa quantia de dinheiro.

Caso seja de seu interesse poderá assistir nossos vídeos no Canal do Youtube neste site.

A fachada de uma edificação é a primeira imagem que é vista a olho nu e representa uma das coisas sobre nossa qualidade de vida e da nossa família.

Se a fachada está descuidada nossa propriedade ficará desvalorizada. Estudos e a minha experiência mostram que uma fachada restaurada da forma correta valoriza o apartamento em no mínimo 15%.

Já presenciei apartamentos que eram avaliados em R$ 450.000 reais e depois das reformas passaram a ser vendidos por R$ 600.000 reais.

Sempre é bom pontuar que não sabemos quando podemos precisar ou simplesmente querer vender nosso patrimônio, não só por necessidade, mas também por oportunidade.

Por outro lado uma fachada mal conservada pode ocasionar transtornos tanto na parte interna como na parte externa da edificação.

Na parte interna pode provocar infiltrações e umidades, provocando fungos prejudiciais à nossa saúde e transtornos com roupas mofadas entre outras coisas, comprometendo nossa qualidade de vida.

A parte externa da fachada, como eu falei anteriormente representa visualmente nosso status de vida, mas por outro lado pode trazer problemas graves como desprendimento do revestimento, podendo ocasionar acidentes materiais em carros e com pedestres.

Faz alguns anos em São Paulo, um síndico de um edifício no calçadão da rua direita perto da Praça da Sé, nos solicitou um orçamento para restauração da fachada. Passaram alguns meses e num domingo, recebi uma ligação dele contando que estava na delegacia de policia e que tinha ocorrido um acidente. Tinha se desprendido uma parte pequena do revestimento da fachada e tinha atingido a cabeça de um pedestre, que veio a óbito na hora. Uma fatalidade anunciada.

Esta reforma que poderia ser realizada por um valor, teve seu custo aumentado pelo tipo de andaimes que a prefeitura exigiu fora que o prédio comercial ficou interditado por vários meses.

Olha o prejuízo.

Sempre é mais económico fazer restaurações preventivas, aquelas que fazemos de forma programada, do que restaurações corretivas, aquelas que têm que ser feitas às pressas, pois também podem ser afetadas as partes estruturais da edificação.

Nos próximas postagens falarei do planejamento da obra, tipos de revestimentos e os outros assuntos relacionados a obras em condomínios.

Deixe aqui embaixo seu comentário, crítica ou dúvida e responderemos em breve.

Marcelo Bergmann

Comente essa publicação

Copyright © 2024 - Senhor Fachadas Ltda. - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!