Blog
REFORMA DE FACHADAS COM PASTILHA CERÂMICA
01.dez.2021

REFORMA DE FACHADAS COM PASTILHA CERÂMICA

Reforma de fachada com pastilha cerâmica é uma das consultas mais solicitadas aos nossos profissionais.

Neste blog vou mostrar passo a passo como é feita a execução dessa empreitada.

Estas pastilhas cerâmica que estamos mostrando, neste vídeo, são pequenas de 2 por 2 centímetros aproximadamente.

Logo, podem ter acabamento fosco, acetinado ou brilhante.

É uma espécie de pequenos azulejos, são vendidas em placas quadradas de aproximadamente 30 x 30 cm, com variedade de cores e podem ser utilizadas para revestimentos tanto para as paredes como para pisos.

Hoje, vamos focar o uso desse revestimento em fachadas de edifícios construídos, na sua maior parte, a partir dos anos 50.

É importante observar que, atualmente, com as novas tecnologias, as pastilhas são pouco utilizadas para revestimento em fachadas, por estarem ultrapassadas, custo elevado e falta de fabricação nacional.

Nestas fotos recentes, estou mostrando uma edifício de porte pequeno com 4 andares, no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Este prédio nunca havia passado por uma reforma ou manutenção da sua fachada.

A fachada frontal está revestida com pastilhas cerâmica foscas 2 x 2 centímetros do tipo confeite e as janelas e venezianas são de madeira.

As “pastilhas do tipo confeite” são assim denominadas quando a placa de pastilha é composta com duas ou mais tonalidades de cores, neste caso branco e bege.

O primeiro passo, nesta obra, foi o isolamento parcial da calçada e demarcação de vias alternativas para os pedestres e a instalação parcial de tela fachadeira. Também denominada tela de proteção.

Por se tratar de pastilha fosca e ter permanecido por muito tempo sem limpeza, algumas poucas manchas nas pastilhas não foram totalmente removidas, devida sua porosidade.

Estas manchas são conhecidas entre os técnicos especialistas como olho de peixe e são ocasionadas quando a água da chuva percola e a sujeira adere na parte inferior da pastilha. Neste caso, acumulada há décadas.

Portanto, se a limpeza da fachada fosse realizada em períodos menores este problema poderia ser minimizado.

Cabe observar que tanto para o serviço de limpeza quanto o de reposição de pastilhas, a manutenção preventiva é o melhor caminho, pois gera custo muito inferior à manutenção corretiva.

Além da lavagem, também é realizada a aplicação de rejunte da marca Votarantin - Votomassa FLEXÍVEL ideal para cerâmicas de áreas internas e externas na cor original, que neste caso, foi utilizada a cor branco neve ou simplesmente Branco.

Este rejunte é aplicado com brocha, rolo ou espátula.

Após a secagem, depois de poucas horas, o excesso de rejunte é retirado com panos secos.

É importante frisar que para execução deste serviço nas fachadas dos prédios somente é necessário que os dia estejam com tempo firme, ensolarado, sem a possibilidade de chuvas, garoas ou tempo muito úmido.

Caso contrário, pode ocasionar um grande prejuízo já que o rejunte pode fixar de uma forma quase impossível de se retirar seu excesso.

Posteriormente, foram repostas as pastilhas nos locais onde faltavam com argamassa colante branca para pastilhas da marca Quartzolit.

Após a restauração das pastilhas cerâmicas das fachadas foram também recuperadas as venezianas e janelas do edifício.

Num primeiro momento os moradores pensaram em trocar as janelas, porém após uma minuciosa análise, constatamos que as mesmas poderiam ser recuperadas, gerando benefícios como menor custo e preservação das características originais da edificação, conseguimos convence-los a mante-las.

Assim, toda a madeira foi raspada, lixada e aplicada massa específica para madeira Coralit, que é usada para corrigir pequenas imperfeições em madeira, nivelando e preenchendo os espaços - com uma função muito semelhante à massa corrida. Após lixamento final, foi aplicada Tinta esmalte Brilhante a base solvente Coralit em duas demãos.

Por fim, foi executada toda a limpeza local, retirada do material e resíduo dos vidros das janelas.

Marcelo Bergmann

Comente essa publicação

Copyright © 2024 - Senhor Fachadas Ltda. - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Faça seu orçamento!!